13/12/13

Portabebês - porque não levar o seu bebê de frente para os outros


É importante respeitar algumas regras ao carregar um bebê num portabebês (sling, wrap, mei tai ou mochila):

- Pernas em posição “sapinho”, levantadas, com os joelhos mais altos que o bumbum e ligeiramente separadas para o correto desenvolvimento da cadeira



- Costas curvadas para proteger a coluna vertebral.

- O ventre encostado ao da pessoa que o carrega e sustentação mais firme possível do portabebê, para obter a maior superfície de contato entre o bebê e a pessoa que o leva e conseguir melhor sustentação para ambos os corpos.


Por que evitar levar o seu bebê de frente para o mundo?

Dores e problemas de estatura: é impossível assegurar um bom sustento da coluna (que no melhor dos casos se comprime e no pior se curva inadequadamente); é impossível colocar o bebê em posição “sapinho” para um desenvolvimento ótimo de seus quadris

Super estimulação: é impossível que o bebê se aninhe ao corpo do seu carregador em caso de uma necessidade (sono, medo, cansaço) e sem nenhuma possiblidade de retirada, o bebê sofre os estímulos e pode desenvolver um comportamento hiperativo.

Estresse: sem o contato visual tranquilizador entre o bebê e a pessoa que o leva, o bebê sofre tensão ao não poder comunicar suas emoções e chora (choros considerados inexplicáveis, classificados como birra ou cólica).

Lesões: De cavalinho sobre o tecido, todo o peso do bebê recai sobre seus genitais, o que pode causar pontadas ou formigamento da zona.

Para quem o leva: o bebê inclina-se automaticamente pra frente, esta posição causa o arquei da coluna, tensão nos ombros, costas e sobrecarrega o períneo do corpo do seu carregador.
Como evitar levar o seu bebê de frente para os outros? 

Desde cedo (às vezes desde os 2 meses), a maioria dos bebês querem ver o mundo exterior. Então, quais são as alternativas para que satisfaçam sua curiosidade, respeitando suas necessidades de conforto físico e psicológico?

Um portabebê adaptado ao conforto físico do bebê (wrap, sling de argolas, um portabebê asiático, como o mei tai ou uma mochila ergonômica) permite levar desde bem cedo o bebê de lado ou nas costas.


http://redcanguro.files.wordpress.com/2008/05/nocaraalmundo111.pdf
http://www.bebeshka.pt/epages/960452105.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960452105/Categories/%22Porta%20bebé%22