13/12/13

Truques para uma noite descansada


1- Nos primeiros meses do bebé, a única lei a cumprir é a da descontracção. Não tenha medo de o estragar com mimos, mas também não esteja sempre de sentinela ao lado do berço. Normalmente os pais mais preocupados e atenciosos têm bebés que dormem mal.
2- E importante que o bebé comece desde logo a adormecer sozinho. Até porque se acordar a meio da noite, depois de ter adormecido ao colo, vai sentir-se inseguro e chorar. Pelo con¬trário, se tiver adormecido no berço, voltará facilmente ao sono.
3- Na hora de adormecer, que deve ser sempre a mesma, pois a rotina dá segurança ao bebé, esteja uma bocadinho com ele, aconchegue-o várias vezes e fale-lhe calmamente, com a luz já apagada. Sempre que ele chorar, repita este ritual e resista a pegar-lhe ao colo de imediato.
4- Quando já fez tudo o que era possível, e mesmo assim, o bebé continua em pranto, experimente a única coisa que falta: deixe-o sozinho. Por vezes, eles só precisam de tempo e de calma para adormecer e a presença dos pais, em vez de calmante, pode ser estimulante {sobretudo quando estão com os nervos à flor da pele).
5- Quando o desespero atingir proporções insustentáveis, recorra aos avós e passe uma noite longe do bebé. Afaste para bem longe os sentimentos de culpa e aproveite para descontrair.
6- Passear de carro todas as noites até o sono chegar, oferecer um biberão de leite ao primeiro lamento ou trazê-lo para a cama dos pais assim que acorda não são boas estratégias. Não só não resolvem o problema como vão provavel-mente agravá-lo. 
      Dicas:     Não deixe luzes de presença ligadas, pensando que o bebé tem medo do escuro. Isso só acontecerá se ele se habituar a dormir de luz acesa
Na segunda semana, comece a tentar manter o bebé mais ativo durante o dia. Quando está acordado brinque com ele ,ponha música e leve-o a passear. Assim, estará a adiar o período mais longo de sono para as horas noturnas. No entanto saiba que os recém-nascidos não devem ficar acordados mais de duas horas seguidas, caso contrário ficarão exaustos. Tem atenção aos sinais de cansaço e deite o seu bebé a dormir logo que perceba a sua necessidade de repouso.